domingo, 28 de abril de 2024

Desenhar... Ou a arte de presentear e se decepcionar


 Esta postagem começa com um pedido de desculpa caso alguma vez eu tenha te presenteado com algo o qual juguei como sendo único e de estimado valor: Um desenho…

Desde menino que me lembro de estar com um lápis na mão em busca de uma folha em branco para rabiscar. Ele tem o ‘dom’, uns diziam… – Isso não existe! – Jamais se chega a um determinado resultado sem muito, mais muito esforço com igual dedicação.

Eis então que você pensa ser legal presentear pessoas próximas com tal ‘arte’, e lá vai o idiota dedicar horas e horas em algo que poucos dão valor. O fiz sem interesse e muito menos com segundas intenções: Desejava apenas agradar na certeza de que os favorecidos se sentiriam lisonjeados.

Reconheço que o errado foi eu, afinal, se ninguém te pediu, porque iriam receber tal agrado com olhos brilhando assim como foi com o “pobre artista” quando finalizou o seu trabalho.

Então essas horas e esses anos de dedicação foram reconhecidos? Ledo engano! – A grande maioria se quer considerou expô-los em suas paredes. Esses rabiscos com esmero servem apenas para enfeitar gavetas, isso se já não foram jogados no lixo!

Mas quanto a isso antes preciso mencionar um ensinamento que demorei a compreender: Se você não tem serventia e se tu nada importa a eles, então a ausência, o silêncio e a distância vão falar mais do que qualquer palavra possa revelar quanto as suas intenções. – Quem te quer por perto, dá um jeito e se faz presente, dando valor e ficando feliz com as suas conquistas!

– É, eu sei, ninguém é obrigado a gostar de ninguém! O segredo é perceber isso antes que alguma ferida se torne incurável! – 

Eu nunca me considerei um artista, longe disso. Se cheguei a níveis aceitáveis de desenho, ou mesmo de escrita e até tocando algum instrumento, é porquê nunca desisti de nada que me propus a fazer, pois é assim como eu sou! – Se dizem que algo eu nunca alcançarei, é aí que meu corpo é reenergizado, minha vida ganha um proposito, e jamais desisto até chegar ao meu objetivo.

Mas se há algo de artista em mim, tenho de admitir que não existe nada pior do que saber que sua arte foi engavetada, esquecida, destruída, ignorada… Saber disso dói mais do que receber uma bofetada.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Pintura: Árvore com galhos secos em campo aberto e céu em crepúsculo

Esta obra foi pintada a pedido de alguém que infelizmente veio a falecer 12 dias depois da conclusão desta arte, tendo a contemplado por poucos dias. O item agora se encontra em posse de uma das bisnetas da dona original da obra.

Tinta acrílica e guache sobre tela
Árvore com galhos secos em campo aberto e céu em crepúsculo - 14/05/2023

 

Pintura: Flor de um Manacá-da-serra

Flor de um Manacá-da-serra - 10-05-2023
Tinta acrílica e gauche sobre tela

 

Pintura: Arte abstrata

Arte abstrata - 09-05-2023
 

Pintura: Paisagem mar acompanhado do crepúsculo

Mar acompanhado do crepúsculo - 09/05/2023
Tinta guache e acrílica sobre tela.

 

Desenho: Elementos das Artes Visuais

Um humilde grafite em homenagem a atriz Lavínia Vlasak, e ela talvez tenha sido a minha primeira apaixonite, e foi quando a vi atuando em alguma novela da tv enquanto eu tinha por volta de 7 anos.


Lavínia Gutmann Vlasak é uma atriz e empresária brasileira. Iniciou a carreira como modelo trabalhando pela Agência Elite em países como Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Espanha, até voltar para o Brasil onde se formou como atriz pela Casa de Arte das Laranjeiras.

Seu primeiro trabalho na televisão foi como Lia Mezenga na telenovela O Rei do Gado (1996–97), fazendo par romântico com o cantor Almir Sater. Em seguida, destacou-se como a vilã Alice Ventura em Força de um Desejo (1999–00), e como a sedutora Estela em Mulheres Apaixonadas (2003). Posteriormente, transferiu-se para a RecordTV, vivendo a mocinha Clarice em Prova de Amor (2005–06) e a vilã Erínia em Vidas Opostas (2006–07).

Desenho: Elementos das Artes Visuais

Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Entre esses vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma e a textura.

Neste desenho há alguns easter eggs, entre eles, Pac-man, Wall-E e Dragon Ball.


Desenho: Releitura da obra Operários (1933), de Tarsila do Amaral

Nesta proposta a ideia era fazer uma releitura da obra Operários (1933), de Tarsila do Amaral. Os estudantes deveriam fazer os rostos conforme as suas habilidades.

É uma obra que integra o modernismo brasileiro e retrata cinquenta e um operários da indústria. Carrega como símbolo a exploração do povo trabalhador e a diversidade étnica que compõe a nossa sociedade.

Para saber mais sobre a obra original, click no link abaixo:

Fonte: https://www.culturagenial.com/quadro-operarios-de-tarsila-do-amaral/

Desenho: Alebrije: Cachorro + Dragão

Mais um da série Alebrije, uma vez que o meu caderno de desenhos sumiu: eu o perdi e/ou roubaram ;(
Originários do México, os alebrijes são um tipo de artesanato feito com papelão ou papel e uma estrutura de arame ou madeira. Eles são pintados com cores predominantemente alegres e chamativas.


Nesta arte, além de explorar a ideia do Alebrije, ainda há alguns easter egss: Disney, Super Mario, 
Dragon Ball, A Bug's Life... Encontrou todos? 

Desenho: Nuvem de palavras

A proposta desta arte era inicialmente solicitar para que escolhessem palavras que os representassem: O que gostam, o que desejam, o que planejam para o futuro... Feito isso, as palavras deveriam ser escritas dentro da nuvem, neste caso, Arte, Paz, Sucesso, Jogar, Esperança, Amor, Música, Conhecimento, Família, Amigos, Tempo, Fé, Sabedoria e Viagem, e logo após desenhos e símbolos os representando deveriam ser executados.


 

Desenho: Releitura de movimentos artísticos e artistas famosos

Nesta postagem apresento algumas obras inspiradas em movimentos artísticos e artistas famosos. São elas: Impressionismo, inspirado na obra Impressão, nascer do sol, de Claude Monet, realizada em 1872; Cubismo, inspirado nas obras de Pablo Picasso; Abstracionismo Expressivo, inspirado na obra Composição VIII, 1923, de Kandinsky; Pós-impressionista, inspirado na obra A Noite Estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh; De Stijl ou Neoplasticismo, inspirado nas obras Ritmo de Uma Dança Russa, 1918, de Theo Doesburg e Composição em Vermelho, Azul, Amarelo e Preto, 1921, de Piet Mondrian; Suprematismo, inspirado nas obras de Kazimir Malevich; e Surrealismo, inspirado nas obras de Salvador Dali e René Magritte.

Impressionismo

Cubismo

Abstracionismo Expressivo

Releitura da obra A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh

De Stijl ou Neoplasticismo

De Stijl ou Neoplasticismo


Surrealismo

 

Desenho: Op Art e Ilusão de Ótica

Nos anos de 2021 e 2022 também abordei diversas ideias e formas de aplicar de modo simples, a Op Art e Ilusão de Ótica em sala de aula. O objetivo principal era usa linhas básicas, tornando a execução acessível a todos os estudantes.






 

Desenho: Arte usando formas geométricas

Durante o ano de 2021 e 2022 iniciei uma série de desenhos usando como temas e ideias as formas geométricas mais simples: O círculo, o triângulo e o quadrado.

Parte 1: Formas geométricas básicas em composição Abstrata.

Parte 2: Elementos geométricos básicos em composição Figurativa

Parte 3: Formas geométricas avançadas em composição Abstrata

Matriz circular para base em desenho Abstrato

Matriz quadrada para base em desenho Abstrato